A azeitona preta resulta de azeitonas conservadas a partir de frutos que não atingiram a completa maturação, sendo escurecidas por oxidação após tratamento alcalino. Estas azeitonas são acondicionadas em salmoura e preservadas mediante um processo de esterilização por calor.
A azeitona retalhada é apanhada já um pouco mais madura do que a pisada embora ainda seja considerada verde. Estas azeitonas são temperadas de uma forma muito semelhante às azeitonas pisadas, sempre a mudar a água todos os dias durante 10 a 12 dias. Continua-se a mudar mais 3 ou 4 dias mas a juntar um punhado de sal. São igualmente boas temperadas da mesma forma uma vez adoçadas com orégãos e sal. Pode-se juntar umas folhas de louro também. Estas azeitonas são ainda mais carnudas do que as pisadas pois ficam mais tempo na árvore.
Da família do grão e feijão, o tremoço existe há vários séculos na Europa. Foi muito popular entre os Romanos e pensa-se que terá sido difundido durante a expansão do império. Hoje, é considerado um petisco em países de cultura mediterrânica, como Portugal, Espanha e Itália.
Companheiro fiel da cerveja nos dias quentes, tem menos gordura do que outras iguarias estivais, como os caracóis, azeitonas, batatas fritas e amendoins ou pistácios salgados. Se aprecia tremoços, não há porque evitá-los. Desde que consumidos com moderação, são muito nutritivos e também dos aperitivos mais baratos.